Permuta de imóveis em Bragança Paulista: como funciona?

Acontece bastante quando alguém que tem um imóvel, e decide vender ou troca-lo acaba passando por algumas dificuldades no meio disso tudo, pois até aparecer alguém que aceite o valor proposto pelo proprietário ou até mesmo para quem deseja comprar um imóvel, as coisas não são tão simples assim, em tempos de crise, essa negociação se torna ainda mais difícil, pois se tratam de valores altos e que as vezes necessita de ajuda de empresas de credito para empréstimos e financiamentos. Para intermediar tudo isso e tornar as coisas mais fáceis existe a permuta de imóveis em Bragança Paulista. Sendo uma ótima alternativa de pagamento e que pode trazer muita vantagem para quem decidir utiliza-la.

Afinal o que é a permuta de Imóveis?

Aos poucos a permita imobiliária vem se popularizando e ganhando cada vez mais espaço, de forma simples, permuta de imóveis é a troca de bens, nesse caso obviamente estamos falando de casas, apartamentos, terrenos, salas comerciais e etc. ambas as partes trocam bens ao mesmo tempo. Nem sempre os valores ofertados serão próximos e quando isso acontecer e for aceito, uma das partes completa o valor para a troca poder ser feita, esta ação é conhecida como ‘’torna’’. A permuta entre dois imóveis ainda não é tão comum e existe alguns pontos a serem compridos mesmo tratando-se de permuta existem algumas regras a serem cumpridas na escolha de um novo apartamento ou casa, como localização e tamanho, vamos supor que eu tenha um apartamento com dois quartos e queira trocar por um de três quartos, os requisitos devem bater de ambas as partes e não é algo comum. Na maioria dos casos em que há diferença de valores acontece pois o proprietário não pretende morar no imóvel e sim colocar para alugar, assim ele ainda ganha dinheiro. Uma das trocas que acontecem bastante geralmente é de terrenos e áreas, por imóveis construídos.

Quais tipos de bens podem ser permutados?

  • uma casa ou apartamento construído ou a construir;
  • um prédio construído com a finalidade de venda como unidade isolada ou autônoma;
  • uma unidade distinta de incorporação imobiliária;
  • um lote oriundo de desmembramento de terreno;
  • um terreno decorrente de loteamento;
  • um terreno adquirido para finalidade de venda, com ou sem construção

 

Quais suas vantagens?

A principal vantagem da permuta de imóveis é facilitar a negociação, sem que seja preciso usar dinheiro, principalmente nesses casos que já são bem burocráticos. Isso faz com que ambos saiam com um imóvel e que possam utilizar da maneira que lhe for conveniente evitando operações complicadas que por muitas vezes acabam impedindo a compra de um imóvel.

Além disso a permuta imobiliária é isenta do tributo do imposto de renda. Neste caso o imóvel é visto como pela receita federal como o mesmo declarado pelo antigo dono. Porém pode haver a possibilidade de sobrevalorização dos imóveis. Isso não acontece nos casos de ‘’Torna’’

quando o cliente complementa verba, aí sim o imposto deverá ser pago por quem está recebendo o valor. Outra vantagem é obviamente a fuga das parcelas e juros que fazem parte dos financiamentos.

Quais as condições para esta transação?

A permuta é um processo jurídico reconhecido como um processo legal.de toda forma é necessária que ambas as partes entrem em um acordo para isso acontecer especialmente sobre os valores envolvidos. Desse modo é anteriormente feita uma avaliação dos imóveis trocados para termos um valor fixo. Para isso será necessário a ajuda de um corretor ou uma imobiliária para analisar esses valores de acordo com a sua estrutura, localização, conservação entre outros. E com essas informações em mãos você poderá até saber quanto poderá investir caso precise complementar ou até mesmo o estilo Do Imóvel que poderá escolher.

Os cuidados devem ser tomados da mesma forma que em qualquer processo que envolve imóveis, e o contrato é bem similar ao de compra e venda, portanto ele deve ser formulado como uma escritura pública, nela deve constar todas as obrigações de ambas as partes e a formalização da troca que está sendo feita, deverá também constar de forma clara a data da entrega dos bens.

Para quem a permuta é indicada?

Atendendo a diversos objetivos, a permuta da compra e venda, a opção é vantajosa para quem possui terrenos e quer transforma-los em imóveis novos, podendo estar negociando direto com construtoras em troca do recebimento de uma ou mais unidades prontas porém a escolha só deve ser feita quando não se há pressa. Serve também para quem quer comprar um outro imóvel mais não consegue sem fazer a venda do atual, ou para um investidor que procura trocar seus imóveis, uma família que tem a necessidade de estar trocando de cidade, e até mesmo pessoas que por exemplo desejam ir morar no litoral ou em outro lugar e oferecem seu imóvel como parte do pagamento.

Por fim se você deseja colocar seu imóvel a venda a melhor dica é analisar todas as possibilidades para então chegar a uma conclusão e ver o que mais se encaixa nos seus objetivos, mais agora você  sabe que tem mais essa opção na sua lista.


Tire suas dúvidas